Alimentação saudável na gravidez

A alimentação é um dos principais fatores em que uma gestante deve ficar atenta desde quando surgem os primeiros sintomas de gravidez.

Uma má alimentação pode ser sinônimo de infinitas complicações de saúde tanto para ela quanto para o bebê. Por este motivo é necessário que haja uma alimentação saudável durante a gravidez.

A seguir iremos mostrar justamente quais são esses alimentos que uma gestante deve consumir durante o período de gravidez. Procure priorizar esses alimentos, e evite ao máximo os alimentos pejorativos para a gravidez, alimentos esses que também citaremos logo mais.

Alimentação saudável na gravidez

Ácido fólico: O Ácido fólico é um dos principais nutrientes em que as gestantes devem se preocupar em ingerir no período de gravidez. A ausência deste nutriente pode danificar a formação fetal, e dessa forma, pode ser que o bebê nasça com ausência de um membro por exemplo.

Existe uma série de alimentos ricos em ácido fólico, a seguir iremos mostrar quais são eles:
Procure comer pelo menos 3 tipos de alimentos ricos em ácido fólico durante a gravidez, esse nutriente irá proteger o seu feto.

Vitamina A: A vitamina A é essencial para imunizar a gestante, visto que este período é repleto de mudanças e adaptações no organismo. A vitamina A deve ser consumida na gravidez pelo fato de que ela imuniza a gestante, e acelera o crescimento ósseo do bebê.

Entre os principais alimentos ricos em Vitamina A, podemos citar os ovos, o leite e seus derivados, como é o caso do requeijão e do queijo por exemplo.

Vitamina D: Alimentos ricos em Vitamina D são essenciais tanto para a gestante quanto para a mãe. Esse nutriente é essencial para fortalecer os ossos da gestante, além de contribuir  no desenvolvimento das funções ósseas do bebê.
Entre os principais alimentos ricos em Vitamina D, podemos citar o leite, fígado de boi e ovos. Consuma pelo menos de 2 a 3 tipos de alimentos ricos neste nutriente durante o período de gravidez.

Cálcio: Não poderíamos falar de uma alimentação saudável na gravidez sem citar o Cálcio, este nutriente é fundamental para a saúde dos ossos.

Em conjunto com a Vitamina D, ele auxilia no desenvolvimento ósseo do feto. Como no período de gravidez a gestante carrega consigo um peso exacerbado, é necessário que haja a reposição de Cálcio e Vitamina D, visto que há um desgaste considerável.
Vitamina C: Imuniza a gestante e o feto, previne uma série de complicações de saúde, como é o caso da gripe e dos resfriados.
Os benefícios da Vitamina C são incalculáveis, tanto a gestante e o feto precisam deste nutriente durante a gravidez. Entre os principais alimentos ricos em Vitamina C, podemos citar a laranja, o limão, o kiwi, entre outros.

O que não deve ser consumido na gravidez

Existem alimentos que devem ser evitados durante a gravidez, visto que os mesmos podem causar danos à saúde da gestante, ou prejudicar até mesmo o desenvolvimento fetal. Veja quais são esses alimentos:

. Bebidas alcoólicas;
. Bebidas  energéticas;
. Alimentos embutidos, como o presunto ou linguiça;
. Carnes crus (comida japonesa);
. Chás;
. Refrigerantes;
. Mariscos;

Caso opte por consumi-los, consuma moderadamente, sem exagero. Num contexto geral, priorize as  frutas e as verduras

You may also like

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *